Saltar al contenido

DESTACADO DO JOGO – NUNO MENDES

Nome: Nuno Mendes | Categoria: 2002 | Posição: Lateral esquerdo | País: Portugal | Clube: Sporting CP

A exibição de Nuno Mendes (18 anos feitos em Julho) frente ao Portimonense foi mais uma prova de potencial fora de série. Em Portugal, é muito raro aparecer um jogador desta idade capaz de ter um impacto tão notório, ao ponto de se transformar numa das principais figuras da equipa. Actuando numa posição algo carenciada a nível mundial, dificilmente não vai representar uma transferência significativa a curto/médio prazo.

Além do brilhante golo marcado – o primeiro pelo Sporting –, o ala esquerdo dos leões demonstrou um leque de recursos que lhe permite contribuir em vários cenários. Recebendo em zonas intermédias, procura a ligação com o corredor central e muitas vezes executa de primeira, mostrando critério e variabilidade nas decisões. Nota-se ainda a facilidade com que recebe de forma dinâmica e orientada, criando vantagens para ultrapassar adversários em condução. Num jogo em que não foi tão solicitado em profundidade como é habitual, deixou pormenores técnicos – com os dois pés – de excelência.

No 3-4-2-1 de Rúben Amorim, Nuno Mendes dá garantias a construir pela esquerda e não força a progressão sem que existam condições favoráveis. Tendo em conta a idade, revela ainda uma competência acima da média em termos defensivos – corte decisivo na primeira parte, protegendo o segundo poste. Lançou pressões com timing e agressividade, conseguindo antecipar-se e roubar/perturbar a acção do adversário em vários lances. Estando protegido pelo sistema, cumpre neste sentido e marca a diferença ofensivamente.

Tomás da Cunha Ver todo

Tomás da Cunha, analista português. Futebol sem fronteiras e competições de jovens. Comentador na rádio e na televisão.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: