Saltar al contenido

VÍDEO-ANÁLISE: PALMEIRAS – BLOCO DEFENSIVO (VS ATLÉTICO-MG)

Na última segunda-feira (02), Palmeiras e Atlético Mineiro protagonizaram um duelo repleto de conteúdo tático por intermédio do contraste de estratégias de ambas equipes no jogo disputado no Allianz Parque. Beneficiado pelas derrotas de concorrentes diretos como Internacional e Flamengo na rodada, o conjunto dirigido por Jorge Sampaoli ingressou ao terreno de jogo em São Paulo com o objetivo de igualar a pontuação com seus rivais na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro 2020-21. No entanto, ante o Palmeiras do interino Andrey Lopes, que será comandado nas próximas semanas pelo português Abel Ferreira, os mineiros tiveram inúmeras dificuldades a nível estrutural com os ajustes defensivos e comportamentos específicos em organização sem a bola por parte do adversário.

A meia hora inicial completada pelo Verdão foi de alto nível e clara superioridade sobre o adversário através do exercício sem a bola antes de definir o duelo em transições

Antes de maior aprofundamento na parte micro da estratégia do Palmeiras, primeiro é fundamental entender o que buscou o adversário em termos de estrutura ofensiva na ocupação dos espaços em ataque posicional e como Andrey Lopes condicionou a proposta de jogo habitual de Jorge Sampaoli. Como mostra a imagem abaixo, o Atlético Mineiro voltou a utilizar o 3-2-5 em organização ofensiva: na direita, o lateral Guga permanecia auxiliando a saída de bola como terceiro zagueiro, enquanto outro lateral como Guilherme Arana ganhava altura em zonas de amplitude, com Allan e Jair formando uma dupla de volantes para atrair e permitir a fixação entre as linhas de Zaracho (extremo) e Nathan (interior) com Marrony responsável por manter a profundidade sobre a última linha defensiva do rival.

Neste sentido, a adaptação do Palmeiras em aspectos defensivos na organização sem a bola consistiu em não adotar postura especialmente agressiva na abordagem aos primeiros passes e saída de bola do adversário, condicionando a construção do Atlético Mineiro a partir do posicionamento em bloco médio com ajustes nos saltos em pressão e vigilâncias individuais no meio-campo.

Entre a ameaça em profundidade de Rony e Wesley a partir da capacidade de lançar contra-ataques de jogadores criativos como Raphael Veiga e Luiz Adriano, o Palmeiras foi fluído em transição ofensiva em um cenário aberto no segundo tempo

Em geral, Luiz Adriano tinha a missão de manter sua atenção sobre Réver e fechar a linha de passe do zagueiro ao volante Jair, enquanto Zé Rafael vigiava de perto o mesmo para impedir a ativação do homem livre nas costas da primeira marcação realizada pelo Palmeiras. Os extremos, Rony e Wesley, permaneciam em altura média para induzir seus saltos na hora de pressionar sobre Alonso e Guga, sempre com a intenção de obrigá-los a conduzir por dentro com o intuito de forçar perdas de posse. Outro detalhe interessante foi como Felipe Melo realizou coberturas para encurtar espaços entre as linhas, sobretudo em vigilância com o argentino Matías Zaracho, ao mesmo tempo que o meia Raphael Veiga bloqueava o passe sobre Allan. Como ilustra a imagem abaixo, os comportamentos específicos do Palmeiras na plataforma 4-2-3-1 geraram superioridades táticas para recuperar e sair em contra-ataques rápidos.

A seguir, a vídeo-análise produzida para explicar cada detalhe do planejamento e adaptação defensiva realizada pelo Palmeiras para neutralizar os pontos fortes do adversário a partir de ajustes e pressões orientadas em bloco médio:

Higor Santos Ver todo

Higor Santos es un joven brasileño analista y scout de fútbol internacional que trabaja como freelancer. Apasionado por fútbol francés y belga, sigue semanalmente diferentes ligas por el mundo con enfoque especial para Sudámerica.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: