Saltar al contenido

CORINTHIANS – BLOCO MÉDIO + PRESSÃO

Ainda que tenha sido batido pelo Atlético-MG no último fim de semana, o Corinthians de Vágner Mancini se destacou pela capacidade de pressionar a saída e, durante boa parte do primeiro tempo, neutralizar a iniciação adversária. O treinador corintiano já havia se notabilizado no primeiro turno por ter comandado uma interessante equipe do Atlético-GO, que não abria mão de incomodar por meio de pressão, criar desde o goleiro e aproveitar transições com muita velocidade. Poderia-se até se esperar uma partida de dominância do time de Sampaoli, mas certamente não se poderia esperar um jogo fácil.

Mancini optou por ir a campo em um 4-4-2 com Ramiro, Gabriel, Roni e Everaldo compondo a linha de meio e Davó e Luan mais a frente. Destacável em pressão a saída atleticana era possível ver um desenho fluído entre um 4-4-2 e um 4-2-3-1, em que os dois mais a frente se alternavam entre pressionar Réver e vigiar Jair (o Galo saiu durante a maior parte do tempo 3+1) enquanto Ramiro e Everaldo saltavam em pressão respectivamente sobre Allan e Rabello. Roni e Gabriel faziam a vigilância caso a pressão fosse quebrada.

Com isso, conseguiram reduzir espaços e diminuir o tempo de raciocínio atleticano. A pressão funcionou bem durante ao menos 30 minutos e exigiram maior capacidade de romper linhas em condução (principalmente a partir de Allan) ou em passes que buscavam o homem-livre mais distante (habitualmente Vargas, Zaracho e Arana) ou o extremo do lado oposto (Guga e Keno, no primeiro tempo). Na volta do intervalo Sampaoli optou por usar Guga na saída ao invés de Allan (que passou a ser volante) e Jair como interior. Com isso o time melhorou sua capacidade de romper passes e trabalhar em espaços curtos. Ao fim, ainda foi possível novamente ver uma saída em 3+2.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: