Saltar al contenido

DESTACADO DA PARTIDA – GUSTAVO GÓMEZ (X PARANAENSE)

Abel Ferreira chegou ao Brasil para promover uma transformação sistêmica na forma do Palmeiras de jogar. Baseado ocupações dinâmicas de espaços em zonas avançadas e transições rápidas e diretas, o alviverde paulista dá seus primeiros passos em um trabalho autoral do treinador português após fase conservadora sob o comando de Luxemburgo.

Em um modelo de jogo organizado em 3-1-5-1/3-2-4-1 ofensivamente, os zagueiros tem um papel importante: ser os primeiros criativos, entendendo a plataforma de jogo e fazendo o jogo fluir verticalmente, além de coordenarem movimento ofensivos e ajustes em momento de pressão. O zagueiro palestrino, Gustavo Gómez (1993) já evidencia nessas primeiras semanas alta compreensão sobre o novo modelo de jogo e teve atuação digna de elogios contra o Athletico Paranaense pelo Campeonato Brasileiro, quando também vestiu a braçadeira de capitão.

Com 5 duelos ganhos, 2 cortes e 1 interceptação em uma partida de total dominância do Palmeiras e poucos ataques do adversário, Gómez foi líder de ações defensivas do time. Além disso, surpreendem as 9 bolas longas certas, o que evidenciam o entendimento do atleta sobre o modelo de jogo. Foi importante tanto para avançar de forma central (percebido pelo posicionamento corporal e rápida tomada de decisão), buscando Danilo ou jogadores em zonas ainda mais avançadas, quanto também buscando Menino e Scarpa postados permanentemente em amplitude. Uma das melhores atuações criativas de um zagueiro nesta temporada do Campeonato Brasileiro.

Olho na temporada de Gómez, tanto sob o comando de Abel Ferreira quanto com Berizzo na Seleção Paraguaia, onde faz dupla de zaga com o também construtor Júnior Alonso (Atlético-MG).

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: