Saltar al contenido

CLAUDINHO: A ESSÊNCIA DO FUTEBOL BRASILEIRO

Formado nas categorias de base de um clube como o Santos, Claudinho remete à essência do futebol brasileiro que diferencia o jogador tupiniquim a qualquer outro no mundo em aspectos específicos do jogo. No entanto, nos últimos anos, em especial na década dos anos 2010, o jogo praticado em solo brasileiro está perdendo cada vez mais a sua natureza e se descaracterizando completamente, por inúmeros fatores que influenciam na relação micro-meso-macro do esporte na mediação entre indivíduo e coletivo. Nós, tão acostumados a produzir jogadores diferentes em comparação ao resto do mundo, estamos passando por um processo de normalização neste sentido: inegavelmente o Brasil possui umas das melhores seleções e gerações do mundo, mas longe do mesmo nível individual dos seus anos de glória em referência as Copas do Mundo.

Claudinho, outro Menino da Vila, é a representação da essência do futebol de rua, da irreverência e de imaginar o inimaginável a partir da perfeita definição de criatividade

Nos últimos sete jogos sob o comando de Maurício Barbieri no Campeonato Brasileiro 2020-21, o Bragantino está em notável evolução em termos de desempenho apesar de irregularidade na dinâmica de pontuação (três empates, duas derrotas e duas vitórias desde então, sendo uma destas últimas um grande triunfo contra o líder São Paulo). Para que o clube da Red Bull conseguisse se distanciar da zona de rebaixamento, foi fundamental o crescimento gradativo de Claudinho, que agora mesmo é provavelmente o melhor jogador do futebol brasileiro em termos puramente individuais.

Claudinho é um meia com dotes técnicos e recursos com a bola nos pés que estão ao alcance de pouquíssimos jogadores da posição no futebol local. A sua capacidade de receber com o pé afastado para facilitar uma boa primeira relação na recepção do passe, os controles orientados e capacidade de esconder a bola utilizando seu corpo para protegê-la como o bem mais precioso e a qualidade no jogo entre linhas, além de sua irreverência e inventividade para criar situações estéticas de drible únicas, são aspectos que transformam o jogador do Bragantino em um claro alvo para a Europa. Mas engana-se quem pensa que o atleta de 23 anos se limita apenas aos fundamentos qualitativos no momento ofensivo.

Adaptado a mentalidade e filosofia de um projeto geral que possuiu durante sua ascensão um dos nomes mais influentes da história do futebol alemão a nível tático como Ralf Rangnick, Claudinho demonstra alta agressividade e ativação em fase defensiva na hora de pressionar a saída de bola do adversário. O exemplo representativo foi a sua recente exibição contra o time dirigido por Fernando Diniz, que, habituado a sair de forma curta desde trás, sofreu com esta postura agressiva por parte do camisa 10 do Massa Bruta, que roubou bolas no campo inimigo que resultaram em dois dos quatro gols, além de assistir a anotação de Raúl ainda na fase inicial do duelo.

AS INTERAÇÕES DE CLAUDINHO NO LADO ESQUERDO DO BRAGANTINO

Em geral, o Bragantino de Maurício Barbieri é uma equipe que busca ocupar os espaços de forma racional em organização ofensiva. No entanto, o ex-treinador do Flamengo dá total liberdade de movimentação e interpretação a Claudinho: no lado esquerdo, normalmente o lateral do setor (Luan Cândido ou Edimar) começa baixo para auxiliar a saída de bola na primeira montagem da construção a 3, enquanto o extremo oferece amplitude na linha lateral. Este contexto oferece a Claudinho os espaços necessários para aparecer entre linhas, se mover e identificar vazios nas costas dos volantes e receber para desequilibrar com últimos passes em profundidade. No lado débil, com Artur também esperando aberto enquanto Aderlan faz movimentos de arrastes por dentro, o jovem meia também utiliza frequentemente seu habilidoso pé direito para passes longos encontrando o extremo em cenários de mano a mano.

Higor Santos Ver todo

Higor Santos es un joven brasileño analista y scout de fútbol internacional que trabaja como freelancer. Apasionado por fútbol francés y belga, sigue semanalmente diferentes ligas por el mundo con enfoque especial para Sudámerica.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: