Saltar al contenido

VÍDEO-ANÁLISE: RB BRAGANTINO – JOGO DE POSIÇÃO (VS CEARÁ)

No último domingo (17), o Red Bull Bragantino dirigido pelo jovem treinador Maurício Barbieri voltou a superar seu adversário a nível de jogo e, diferentemente de outros resultados recentes, conseguiu a vitória para garantir os três pontos e terminar de estabelecer-se na metade da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro 2020-21. Contra o Ceará na Arena Castelão, o Massa Bruta tentou praticar o jogo de posição, um método de organização ofensiva complexo e que terá detalhes explicados na vídeo-análise a seguir dentro do funcionamento coletivo da equipe de Bragança Paulista.

Agora mesmo o Bragantino é um dos times mais interessantes de se assistir no futebol brasileiro, não só por agressiva pressão alta como marca do projeto da Red Bull no esporte, como também pela ideia de praticar um jogo posicional com comportamentos pré-estabelecidos

Contra o 4-4-2 em altura média do adversário, que ofereceu a iniciativa com a posse de bola ao Bragantino e não buscou pressionar adotando uma postura conservadora em organização defensiva em grande parte do duelo ao longo dos 90 minutos, o Massa Bruta apresentou padrões coletivos identificáveis para assumir o domínio territorial através da posse de bola e avançar em bloco com a bola em fase ofensiva.

Especialmente destacável foi a movimentação dos laterais Edimar e Aderlan, que alternavam entre oferecer suporte aos zagueiros na saída a 3 ou realizar movimentos por dentro para arrastar a marcação do rival, situação que possibilitou cenário constante de enfrentamento no mano a mano aos extremos Helinho e Artur, que mantinham posição aberta na linha lateral. Com o interessante médio Raúl somando bons passes e decisões com a bola na distribuição e condicionando as costas da marcação inicial do Ceará, Claudinho e Ryller conseguiram participar entre linhas e criar superioridades qualitativas e posicionais na última linha de ataque (5vs4).

Para entender de forma didática o que foi descrito, confiram a vídeo-análise a seguir:

Higor Santos Ver todo

Higor Santos es un joven brasileño analista y scout de fútbol internacional que trabaja como freelancer. Apasionado por fútbol francés y belga, sigue semanalmente diferentes ligas por el mundo con enfoque especial para Sudámerica.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: