Saltar al contenido

VÍDEO-ANÁLISE: PALMEIRAS E O CONCEITO DO TERCEIRO HOMEM

Apesar de poucos meses no cargo de treinador do Palmeiras, o português Abel Ferreira já está na história do clube alviverde ao alcançar duas finais de copas na mesma temporada, estas que ainda serão disputadas na reta final de 2020-21 no alterado calendário sul-americano devido as complicações geradas pela pandemia. Neste sentido, o grande aspecto que caracteriza o trabalho do ex-diretor técnico do Braga no Brasil até o exato momento, é sua versatilidade tática e adaptabilidade a diferentes contextos e estratégias de acordo com o adversário.

Abel Ferreira foi um dos nomes que popularizou a ideia de sair a três com um dos laterais e defender com linha de quatro após o impacto que esta variação teve no Mundial da Rússia em 2018

Se em um primeiro momento o Palmeiras tinha como característica base de sua organização ofensiva a ideia de utilizar as inversões de corredor com passes longos após atrair o bloco defensivo do adversário para a zona ativa e buscar o lado oposto em vantagem (os jogos contra Athletico Paranaense e Delfín foram representativos neste sentido), nas últimas semanas Abel Ferreira está promovendo mudanças nas nuances de como o time ocupa os espaços e constrói as interações entre os jogadores, sobretudo com a intenção de progredir na faixa central a partir de combinações que remetem a um conceito complexo no futebol: o terceiro homem. O que é o princípio do terceiro homem? Como aplicá-lo?

Já dizia Juan Manuel Lillo: “Devemos buscar o jogador mais afastado para superar uma linha de pressão e colocar outro homem próximo a ele de frente para a jogada”

De forma simples, uma das maneiras de entender o conceito está na interação básica entre três jogadores. Pensemos em uma triangulação. Quem dá o primeiro passe sustenta a relação, o que intervém na sequência dá continuidade e quem recebe o posterior passe é quem está em vantagem. No entanto, a maneira mais efetiva de aplicar o princípio é justamente fomentar esta interação de uma forma que desequilibre o bloco defensivo do adversário.

No caso do Palmeiras, Abel Ferreira estabeleceu padrões muito claros entre três jogadores: Luan, Luiz Adriano/Rony e Raphael Veiga. Com o Palmeiras estruturando seu momento com a bola com o lateral-direito na saída a 3 e o talentoso zagueiro formado no Vasco como líbero, a intenção sempre é buscar uma conexão direta entre o campeão olímpico com o Brasil em 2016 e o atacante: normalmente com passes verticais, Luan supera linhas de pressão e encontra o atacante em apoio. O que acontece na sequência? Finalmente, o que os espanhóis chamam de “aparição do terceiro homem”. Quem é ele nestas situações? Raphael Veiga, que aproveita os desmarques de apoio para atacar o espaço vazio em profundidade.

Mas não podemos dissociar as interações entre os futebolistas da parte micro-meso-macro do jogo. Há a estrutura e seus movimentos por trás dela para arrastar e prender a marcação para que os três jogadores citados possam interagir entre si. Vejam abaixo no gráfico alguns destes comportamentos ilustrados na arte a seguir:

O espaço entre zagueiro, lateral, volante e extremo, especialmente com o referencial de um 4-4-2 que foi o sistema defensivo que o Palmeiras enfrentou nos jogos contra Grêmio e Corinthians (não podemos esquecer as diferenças entre as formas de ambos adversários na sua relação na forma de se defender, é claro), é chamado de “quadrado”. Ou, se preferirem, como os ingleses gostam, meio-espaço (tradução de half-space). Como este conceito intermedia a execução do terceiro homem? Bom, a vídeo-análise abaixo pode esclarecer as dúvidas de vocês, mas a chave está na forma como se geram distrações na marcação para que passes como os de Luan tenham possibilidade de acontecer. Confiram:

Higor Santos Ver todo

Higor Santos es un joven brasileño analista y scout de fútbol internacional que trabaja como freelancer. Apasionado por fútbol francés y belga, sigue semanalmente diferentes ligas por el mundo con enfoque especial para Sudámerica.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: